Já pensou em viajar para um lugar riquíssimo em biodiversidade, com paisagens maravilhosas e diversas, entre praias, montanhas, vulcões e florestas? A Costa Rica pode ser o seu destino ideal!
“Pura vida” é a expressão que você mais vai ouvir durante os seus dias no país. Serve para cumprimentar alguém, para elogiar, para agradecer e, mais do que isso, reflete o estilo de vida da Costa Rica.
Para explorar, o ideal é alugar um carro e desbravar as regiões sem pressa. Mas atenção: as estradas nem sempre são boas, então um 4×4 é imprescindível.
Primeira parada: Uvita
Uma região marcada pela abundância de vegetação, o principal ponto turístico é o Parque Nacional Marino Ballena. O Parque abre diariamente, das 7h às 16h, e o valor do ingresso para turista custa U$6, 78 por pessoa, é enorme e possui 4 entradas diferentes.
Onde se hospedar em Uvita?
Uvita é um lugar preservado com grande infraestrutura mesmo sem perder o estilo rústico. Na cidade, a maioria dos hotéis e pousadas fica do lado da colina, no alto da montanha, porque grande parte da Costa Rica possui áreas de preservação, sendo proibida qualquer construção.
O Golden Pineapple Villas é uma excelente opção com um ambiente romântico e várias comodidades que tornam a sua viagem ainda mais especial. Além disso, a vista da piscina já é uma atração em si!
Segunda parada: Alajuela
Alajuela também é conhecida como “cidade das mangas” pela grande quantidade de árvores deste fruto. Seu clima cálido e moradores amigáveis, uns dos muitos pontos interessantes para visitar são a Praça Juan Santamaria, o Mercado Central e o Parque Central Tomás Guardia.
Onde se hospedar em Alajuela?
No topo de uma montanha, chegamos ao The Retreat. Um retiro de wellness fantástico, com vistas para o Oceano Pacífico e diversas opções de pacotes moldados de acordo com os seus objetivos. Com todas as refeições incluídas, têm programas voltados para o bem-estar, condicionamento físico, detox, reconexão de corpo e mente, entre vários outros.
Terceira parada: Puntarenas
De volta à estrada, não deixe de fazer uma parada estratégica na região de Puntarenas. Durante a noite, graças ao fenômeno chamado de bioluminescência, os microrganismos marinhos emanam uma luz fria visível e criam um manto brilhante na água.
Quarta parada: Santa Teresa
Mais alguns quilômetros rodados e chegamos a praia de Santa Teresa, no litoral Pacífico. Junto com outras praias da região, coleciona algumas das melhores ondas para a prática de surf.
Ao mesmo tempo em que é bem turística e agitada, Santa Teresa ainda preserva um clima rústico, “pé no chão” e com muito a ser explorado.
Onde se hospedar em Santa Teresa?
Com localização privilegiada, gastronomia saborosíssima e piscina privativa no quarto, o Nantipa foi a escolha certa para nossos dias nesse paraíso. A poucos passos da praia, o hotel incentiva os hóspedes a recolherem resíduos plásticos carregados pela maré e, em troca, oferecem smoothies fresquinhos.
Quinta parada: Praia de Guiones
Para iniciantes no surf, indico a Praia de Guiones, um pouco mais adiante. Bem extensa e com ondas menores, é ideal para aprender as técnicas básicas de surf em aulas com instrutores certificados. A praia em si não oferece grande estrutura, mas é localizada próximo a vila, onde tudo acontece. O pôr do sol é muito lindo e todos os dias nos oferece um presente diferente!
Onde se hospedar na Praia de Guiones?
Na Praia de Guiones, tive a oportunidade de conhecer dois paraísos:
Rodeado por muito verde e pertinho da Praia de Guiones, o Olas Verdes é um refúgio de paz com vistas incríveis. Com uma mistura perfeita de conforto e beleza, o hotel oferece um ambiente romântico, com várias comodidades projetadas para agradar todos os tipos de viajantes.
Já o Nomadic oferece ao viajante um outro estilo de hospedagem. Descolado, com decoração moderna e gastronomia saudável, é também uma excelente opção para quem quer aproveitar a Praia de Guiones.
Sexta parada: Tamarindo
Mas entre todas as praias da Costa Rica, Tamarindo é provavelmente a mais badalada, com muitas opções de restaurantes, barzinhos e mil atividades como surf, stand up paddle, caiaque e passeios de barco.
Onde se hospedar em Tamarindo?
Exclusivo para adultos, o Pacific Kalokairi tem vistas maravilhosas, atendimento impecável e uma sensação inigualável de paz. É de superar todas as expectativas! Toda a estrutura é bem conservada, limpa, moderna, extremamente confortável e silenciosa, com vistas incríveis para a vegetação, o mar e é claro, o pôr do sol.
- Última parada: La Fortuna
Nossa última parada na Costa Rica foi em La Fortuna, cidadezinha que serve como base principal para a visita do vulcão Arenal, um dos mais importantes do país. Trata-se de um vulcão ativo que, entre 1968 e 2010, registrou erupções frequentes, emitindo lava, gases e fumaça. Desde então, sua atividade diminuiu drasticamente e cientistas acreditam que, apesar de continuar ativo, ele está adormecido.
Onde se hospedar em La Fortuna?
Para a estadia, escolhemos o Amor Arenal, sem dúvidas um dos melhores hotéis onde já me hospedei. Um grande privilégio! Com o vulcão Arenal como plano de fundo, tem vistas espetaculares e um cuidado genuíno com o bem-estar dos hóspedes.
Dicas gerais para programar a sua viagem
Como chegar?
Saindo de São Paulo existem duas principais maneiras de chegar a Costa Rica: fazendo conexão no Panamá pela Copa Airlines ou em Miami, pela American Airlines. Entretanto, para a capital San José, algumas outras companhias aéreas oferecem voos, como a Avianca, Taca, United Airlines, US Airways e Gol.
Qual a melhor época para viajar?
O clima é tropical e faz calor praticamente o ano todo. Apesar de ser um país pequeno, tem grandes variações de temperatura e clima dependendo da altitude. Em geral, pode-se considerar o período entre dezembro e abril como estação seca e, entre maio e novembro como período de chuvas.
Documentação e vacinação
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Costa Rica, mas na chegada é preciso apresentar um passaporte válido por no mínimo seis meses, além da passagem de volta.
Para entrar no páis, é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento que atesta que a pessoa está imunizada contra a febre amarela. A vacina deve ter sido aplicada ao menos 10 dias antes da data de sua viagem.
Moeda
A moeda oficial da Costa Rica é o colón, mas o dólar americano é aceito na maioria dos estabelecimentos, como hotéis, restaurantes e comércios. Entretanto, geralmente, o troco é dado em colón.